Indicação para as premiações da SBG 2020


Imagem da nóticia Indicação para as premiações da SBG 2020

A SBG está em processo de indicação para os Prêmios que serão entregues durante o 50º Congresso Brasileiro de Geologia, em outubro, em Brasília.

Vale lembrar que, na última edição da Premiação (2018), o professor Cláudio Limeira recebeu o Prêmio “Henri Gorceix”, durante a cerimônia de abertura do 49CBG, que aconteceu no Centro de Convenções Sul América.


O processo este ano será novamente eletrônico e as indicações podem ser feitas acessando a plataforma da SBG em http://sbg.sitepessoal.com/50cbgpremia, até 23 de março de 2020, conforme circular enviada aos associados e associadas no último dia 27 de fevereiro. Os indicados serão submetidos a votação aberta aos sócios quites do Núcleo (que estará disponível no site, entre 23 de março e 19 de abril). Os mais votados irão à decisão final, que será na reunião do CD em 24 e 25 de abril, em SP, à qual estaremos presentes para defender nossas indicações. 
 
Vale ressaltar que, de acordo com a Resolução 248/2011, que regulamenta o processo de premiação da Sociedade, aprovado pelo Conselho Diretor da SBG:
1. Só poderão votar no processo os associados/associadas quites com a SBG;
2. Os membros do Conselho Diretor e das diretorias dos núcleos regionais do ano em curso não poderão ser indicados aos prêmios da Sociedade.
 
 

A seguir as categorias dos Prêmios da SBG 2020 e seus requisitos, devendo ser feita uma indicação em cada categoria, menos o Martelo de Prata, que pode ter duas indicações (referentes aos anos 2019 e 2020):

Prêmio José Bonifácio de Andrada e Silva (Geocientistas que tenham contribuído para o desenvolvimento e avanço do conhecimento geológico por meio de atividades de pesquisa e liderança científica).
Prêmio Pandiá Calógeras (Pessoas que tenham contribuído para o desenvolvimento do setor mineral brasileiro e das ciências geológicas por meio de ações políticas, sociais ou administrativas).
Prêmio Martelo de Prata (Profissionais das Geociências destacados por sua produção em pesquisa científica ou trabalhos técnicos, e que tenham, no máximo, 10 anos de conclusão de curso de graduação (nesta categoria podem ser indicados dois profissionais, referentes aos anos de 2019 e 2020)
Prêmio Orville Derby (Profissionais das Geociências que tenham se destacado pela sua contribuição ao conhecimento geológico do território brasileiro).
Prêmio Henry Gorceix (Profissionais que tenham se destacado pela excelência da formação de recursos humanos nas Geociências).
Prêmio Monteiro Lobato (Profissionais que tenham se destacado pela excelência na divulgação das Geociências junto à sociedade brasileira).

 
March 4, 2020, 6 p.m.