49CBG - A última homenagem ao Museu Nacional


Imagem da nóticia 49CBG - A última homenagem ao Museu Nacional

Hoje é dia de relembrar, com muito saudosismo, o dia em que ocorreu a Solenidade de Homenagem do 49CBG aos 200 Anos do Museu Nacional (Abertura - 20/08/2018), no Rio de Janeiro.

No dia 02 de setembro de 2018, poucos dias após o encerramento do 49CBG, um incêndio de grandes proporções resultou na destruição do Museu Nacional, sendo o evento caracterizado como a maior tragédia museológica do Brasil. Além do edifício ter sido palco de grandes eventos históricos, o mesmo abrigava um acervo grandioso com mais de 20 milhões de itens, relacionados à paleontologia, antropologia, geologia, zoologia, arqueologia e etnologia biológica, de valor inestimável para o país.

Infelizmente, ainda hoje o Museu não foi reconstruído, no entanto, espera-se que esse importante símbolo histórico não seja esquecido.

O último evento realizado no Museu Nacional, ocorreu durante o evento do 49º Congresso Brasileiro de Geologia, organizado pela Sociedade Brasileira de Geologia, em comemoração aos 200 anos do Museu. Também foram homenageados, o professor Setembrino Petri, a professora Maria Antonieta (Tutuca), e os três Cursos de Geologia mais antigos (UFRJ-UFRRJ-UERJ).

Para visualizar os registros, acesse a sessão de fotos com o título "Museu Nacional" no site da SBG Núcleo RJ-ES, através do seguinte endereço: 49CBG Museu Nacional

Nov. 30, 2019, 3 p.m.